Médicos do HUWC participam de curso aperfeiçoamento em Ecocardiografia 3D

Cardiologia, Ultrassom
HUWC - Cusro de Ecocardiografia 3D - Lucas Veloso - 4
Essa modalidade de exame possui uma tecnologia que permite o diagnóstico mais preciso de doenças cardiovasculares.

 

A coordenação da Residência em Ecocardiografia, com o apoio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e do grupo de preceptores do Serviço de Ecocardiografia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC) está promovendo o “Curso de Aperfeiçoamento em Ecocardiografia Tridimensional” para médicos cardiologistas e ecocardiografistas. A formação teve início no último sábado (1º), e tem a previsão de duração de seis meses com treinamento teórico e prático, dividido em seis módulos presenciais, acontecendo no primeiro final de semana de cada mês, além de aulas virtuais semanais. O curso será certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). O laboratório de Ecocardiografia do HUWC dispõe de três aparelhos com essa tecnologia.

Esse novo recurso permite a observação ultrassonográfica das estruturas cardíacas, possibilitando novas informações morfológicas e funcionais do órgão e facilitando, assim, a comunicação entre o cardiologista intervencionista e com o cirurgião cardíaco. Por isso, segundo a chefe do Setor de Ecocardiografia do HUWC, Christiane Bezerra, o ecocardiograma tridimensional vai melhorar o estudo dos exames dos pacientes, o que será importante para definir o tratamento mais adequado a ser realizado. “Esse treinamento é fundamental, pois será uma oportunidade de realizar uma análise mais detalhada dos exames dos pacientes, principalmente aqueles que são muito graves”, ressaltou.  Complementando essa percepção, a médica coordenadora da Residência em Ecocardiografia, Danielle Leopoldino, reforça que este treinamento é um importante busca por educação continuada e aprimoramento das capacitações como “uma necessidade premente no ambiente de ensino e pesquisa na formação de novos especialistas”.

Para o médico cardiologista Maurício Costa, participante do curso, a instrução é essencial porque este é um exame que permite visualizar o tamanho das câmaras cardíacas, o funcionamento e a força do coração. Por isso, é capaz de avaliar se ele está fraco ou batendo normalmente, se está crescido, avaliar as válvulas, ou se está vazando sangue com refluxo (sintoma comum da febre reumática). É, portanto, um exame preciso para um amplo diagnóstico cardíaco.

HUWC - Cusro de Ecocardiografia 3D - Lucas Veloso - 3
HUWC - Cusro de Ecocardiografia 3D - Lucas Veloso - 1
HUWC - Cusro de Ecocardiografia 3D - Lucas Veloso - 2

O ministrante do curso é o médico Lucas Velloso, membro do grupo de Ecocardiografia em Intervenção Cardiovascular do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, e coordenador da Cardiologia do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP).  Segundo o especialista, este tem sido um momento de aprendizado mútuo que contribui tanto para formação dos profissionais quanto para os pacientes que serão beneficiados com o exame:  “É uma grande honra poder estar aqui no Complexo Hospitalar da UFC e compartilhar conhecimentos com médicos já especialistas. Esta é uma tecnologia que já está avançando e ganhando cada vez mais aplicabilidade clínica nos exames ecocardiográficos para fazer diagnósticos, melhorar a acurácia de um teste diagnóstico, fazer planejamento de procedimentos cardiológicos e preparos cirúrgicos e melhor planejamento das cirurgias cardíacas”. O ministrante ainda ressalta que os ganhos refletirão também no ensino e pesquisa da instituição, com o crescimento de treinamentos e trabalhos científicos na área.

 

[ HUWC ]

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir