Tudo o que você precisa saber sobre o exame de ressonância magnética

Ressonância Magnética

A ressonância magnética (RM) é um tipo de exame de imagem que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo. Ele é utilizado para diagnosticar e monitorar uma variedade de doenças e condições, como tumores, problemas neurológicos, problemas cardíacos, problemas articulares, entre outros. O exame é não invasivo e não utiliza radiação ionizante, o que o torna seguro para a maioria das pessoas, incluindo mulheres grávidas e crianças. Durante o exame, o paciente é posicionado dentro de um tubo estreito e é submetido a um campo magnético intenso, o que permite que as imagens sejam capturadas.

Ressonância Magnética Philips MR 5300 - 21

Quais são os riscos de um exame de ressonância magnética?

 

Os riscos associados à ressonância magnética (RM) são geralmente considerados baixos. No entanto, alguns possíveis efeitos colaterais incluem:
• Reações alérgicas ao contraste intravenoso (se utilizado)
• Desconforto ou claustrofobia durante o exame, devido ao espaço confinado da máquina
• Possíveis interações com dispositivos eletrônicos, como marcapassos e implantes de prótese, que podem ser afetados pelo campo magnético

É importante informar o profissional médico responsável pelo exame se você tem algum dispositivo eletrônico no corpo ou se está grávida. Ele poderá avaliar se é seguro realizar o exame ou se é necessário optar por outra técnica de imagem.

 

Quais fatores devem ser considerados para escolha de local para fazer exame de ressonância magnética?

 

Ao escolher um local para realizar um exame de ressonância magnética (RM), é importante considerar alguns fatores, incluindo:
• Acessibilidade: é importante escolher um local que esteja próximo à sua residência ou trabalho, para facilitar a sua logística e economizar tempo.
• Tecnologia: É importante escolher um local que possua equipamentos de última geração e tecnologias avançadas, como ressonância magnéticas 100% digitais ou que possuam softwares de reconstrução avançada. Esses equipamentos podem oferecer imagens de melhor qualidade e permitir que o médico tenha uma visão mais detalhada da área do corpo que está sendo examinada.
• Equipe médica: É importante escolher um local que tenha uma equipe médica qualificada e experiente, incluindo radiologistas, técnicos de RM e enfermeiros. Eles devem estar preparados para atender às suas necessidades e fornecer-lhe informações claras e precisas sobre o exame.
• Atendimento ao paciente: é importante escolher um local que ofereça um atendimento amigável e confortável, como salas de espera silenciosas e acolhedoras e horários flexíveis de atendimento.
• Preços: Por fim, é importante avaliar se o preço do exame está dentro do seu orçamento, ou se o serviço aceita seu convênio de saúde.

 

A ressonância magnética tem radiação ionizante?

 

A ressonância magnética (RM) não utiliza radiação ionizante, ao contrário de outras técnicas de imagem, como a tomografia computadorizada (TC). A RM utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo. Essa técnica não emite radiação ionizante, o que significa que não há risco conhecido de danos celulares ou câncer associado ao exame.

Ressonância Magnética Philips MR 5300 - 2

Quanto tempo dura um exame de ressonância magnética?

 

O tempo de duração de um exame de ressonância magnética (RM) varia dependendo do tipo de exame que está sendo realizado e da área do corpo que está sendo examinada. Em geral, um exame de RM pode durar entre 30 minutos e 1 hora. Exames mais complexos, como aqueles que envolvem múltiplas áreas do corpo ou que utilizam contraste, podem levar mais tempo. Alguns exames específicos, como a ressonância magnética da coluna vertebral ou do cérebro, podem durar até 1 hora e meia.
É importante notar que o tempo de preparação para o exame, como o tempo necessário para mudar de roupa e deitar na maca de exame, também deve ser levado em conta.

Em equipamentos 100% digitais, como a Philips Prodiva ou Philips Ambition, o ganho de sinal por conta da tecnologia digital permite que o tempo do exame seja reduzido drasticamente, para até 7 minutos em alguns tipos de exame.

 

Qual é a força do campo magnético de uma ressonância magnética?

 

A força do campo magnético utilizado em uma ressonância magnética (RM) é medida em unidades de tesla (T). A maioria dos equipamentos de RM modernos utiliza campos magnéticos de 1,5 T ou 3 T.
Os equipamentos de RM de 1,5 T são os mais comuns e são utilizados para a maioria dos exames. Eles oferecem uma boa relação custo-benefício e são capazes de produzir imagens de alta qualidade para a maioria das áreas do corpo.
Já os equipamentos de RM de 3 T são mais recentes e oferecem uma resolução espacial melhorada e melhor sensibilidade para detalhes finos. Eles são particularmente úteis para exames neurológicos e cardíacos, mas também são utilizados para outras áreas do corpo.
Além disso, existem equipamentos de RM de 7 T, que são utilizados em pesquisas científicas e tem capacidade de visualizar estruturas cerebrais com maior detalhe.

 

Quais são os locais mais indicados para realizar um exame de ressonância magnética?

 

Os locais mais indicados para realizar exames de ressonância magnética (RM) incluem hospitais, clínicas de diagnóstico por imagem e centros de diagnóstico independentes. É importante escolher um local com equipamentos de alta qualidade e tecnologia atualizada, além de profissionais altamente treinados e experientes para realizar o exame. Além disso, é importante considerar se o serviço aceita seu convênio de saúde (caso possua), horários de funcionamento e disponibilidade de estacionamento, além de opções de transporte público se necessário. Se você tiver necessidade de realizar exames frequentes, é importante escolher um local que fique próximo a sua residência.

Uma boa forma de identificar se o serviço tem um equipamento de ponta é analisar se o equipamento foi instalado recentemente e/ou se possui tecnologia digital. Os equipamentos Philips Ingenia Prodiva, MR 5300 e Ambition são exemplos de equipamentos com tecnologia 100% digital, que oferecem imagens melhores para um diagnóstico mais preciso com exames mais rápidos.

Compartilhe este post:

2 Comentários. Deixe novo

  • Quem fez cirurgia do coração CIA pode fazer sem riscos o exame ressonância magnética?

    Responder
    • Prezada Lucia, obrigado por sua mensagem! Sugerimos informar a clínica que a Sra. deseja realizar o exame que a Sra. fez uma CIA e consultar se há problemas.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir